Ontem, dia 25 de Maio, realizou-se a 29ª Olimpíadas Nacionais de Matemática.
Alunos do 3º e 4º anos estiveram bastante entusiasmados na realização dos exercícios.
Integrado no projecto inter-turmas do 3º ano, " Da minha mão para tua casa", os alunos da turma OA4-5, escreveram uma carta, para os alunos do 4º ano da EB1 de Francelos - Gulpilhares.
Foi com muito entusiasmo, que os alunos receberam notícias dos seus amiguinhos, deixando o desejo de os poder conhecer pessoalmente.
Nos dias 16 e 17 de Maio tivemos a presença dos amigos e autores Márcia e Evandro Morgado autores do livro "Os guardiões das Florestas" que têm sido objecto de estudo por todas as turmas da nossa escola. A turma do 3º ano fez a ilustração dos 10 mandamentos da Irmandade dos Guardiões das Florestas e até já se inscreveu na Irmandade aqui. Depois da ilustração procederam à digitalização dos trabalhos para construir um livrinho para oferecer aos autores.
Trabalho desenvolvido pela Profª Marina Abrantes com os alunos da Educação Especial após a vinda dos escritores Márcia Morgado e Evandro Morgado apresentar o livro "Os guardiões das Florestas".
Hoje, deslocaram-se à nossa Escola, às turmas dos 3º e 4º anos, dois elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) para realizar uma acção de sensibilização inserida no Projecto Comunicar em Segurança.
Este projecto visa alertar as crianças sobre os perigos das tecnologias de informação, nomeadamente no uso da Internet e do telemóvel.
Esta iniciativa é uma parceria da Portugal Telecom com a GNR, através do Programa Escola Segura, tendo em vista educar as crianças para uma navegação mais consciente e responsável.
A participação dos alunos foi grande, sendo o balanço positivo.
Para visualizar a apresentação feita pela GNR, clique aqui.
Para obter informações sobre o Concurso "Comunicar em Segurança", clique aqui.
A Associação de Pais da EB1/JI de Oliveira de Azeméis, nº 4 promoveu uma Caminhada ao Parque Molinológico de Ul no passado dia 7 de Maio de 2011. Apesar da chuva que teimou em cair pela manhã, a tarde esteve esplendorosa, ideal para uma caminhada confraternizadora onde pais, alunos, professores, amigos e familiares puderam conhecer um pouco melhor o Parque Temático Molinológico de Ul e o seu Museu onde todo o processo que envolve o fabrico do famoso Pão de Ul é ilustrado pelos verdadeiros moleiros e padeiras que confeccionam o pão utilizando técnicas ancestrais.
Damos a conhecer uma iniciativa da Divisão Municipal de Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis em parceria com a Consulta de Desenvolvimento do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, vai organizar uma reunião informal para pais e encarregados de educação de crianças e jovens portadores de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e comunidade educativa em geral. Local: Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
A Sociedade Portuguesa de Matemática promove, neste ano lectivo, a realização das Olimpíadas de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico a nível nacional, que vão integrar as XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) na categoria de Mini-Olimpíadas.
A iniciativa consiste num concurso de problemas de Matemática, dirigido aos alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico e visa criar e desenvolver o gosto por esta disciplina nos primeiros anos de escolaridade. Os problemas propostos fazem, sobretudo, apelo à capacidade de raciocínio e imaginação do aluno.
A actividade " Estafeta de leitura", tiveram início no dia 1 de Abril na Biblioteca Ferreira de Castro, com o conto " O cão balão".
A estafeta passou pela nossa Escola no dia 28 de Abril,com um conto lido pelo professor José Rosa, da Escola Secundária Soares Basto.
Os alunos da nossa escola do 1º e 2º anos, contaram algumas histórias.
Por sua vez, a nossa escola levou o testemunho ao Centro de Dia de S. Roque. A Coordenadora Isilda Correia, contou a história " A Surpresa de Handa", que muito divertiu.
Os idosos retribuiram contando a história " O Sapateiro e o Brilhante".
Desta forma, o testemunho foi passando de mão em mão.
Hoje, decorreu na nossa Escola, uma acção de sensibilização sobre o tema "Internet Segura", promovida pela GNR-Escola Segura.
Todos os alunos do 2º Ano de escolaridade, ouviram com muita atenção os agentes, bem como aprenderam como lidar com certas situações e esclareceram algumas dúvidas.
Aprenderam e relembraram que, não se deve falar com desconhecidos, nem se deve dar informações pessoais, tais como o nome, morada, nº de telefone,... quer seja por internet, telefone ou a alguém que os aborde.
Não esquecer que, se uma dessas situações ocorrer devem informar os pais, familiares ou professores, caso seja na escola.
Existem muitas lendas em torno da seda, uma delas é de que foi descoberta, por acaso, por uma rainha chinesa. Quando tomava chá por baixo de uma amoreira, nos arredores do seu palácio, um casulo caiu dentro da sua chávena de chá a ferver. Tentando retirá-lo ela puxou-o por um fio e este desenrolou-se, e ela, extasiada com sua delicadeza, teve a ideia de o tecer.
Estava assim descoberta a seda. Isto teria acontecido por volta de 2700 a.C. e o segredo de sua obtenção foi muito bem guardado pelos chineses durante milênios.
Na cultura chinesa, a imperatriz Hsi Ling Shi é venerada como deusa da seda. Ela teria inventado o tear utilizado na produção de seda.
No Império Romano, o tecido era muito apreciado valendo seu peso em ouro.
( in Saúde Animal e Jardin Éphémère)
2ºAno, Turma OA4-3
Hoje, recebemos na nossa sala, novos amiguinhos!!!
"- Professora, o que são? Minhocas? Lagartas?"
Foi grande a animação, o entusiasmo e a curiosidade. Afinal o que eram?
Bichos-da-seda, (em estádio larval)!
Numa caixinha, com muitas folhas de amoreira, estão os novos habitantes da nossa sala.
Aguardamos com ansiedade, as várias transformações que irão sofrer, até se transformarem em borboletas.
E um acordo já foi feito, por unanimidade de todos:
Serão colocadas em liberdade, no jardim da nossa Escola!!
2º Ano, Turma OA4-3
Curiosidade: O bicho-da-seda quando nasce tem apenas cerca de 2,5 mm de comprimento. Durante 42 dias ele como sem parar, sofre quatro metamorfoses - ovos, lagartas, pupa e adulto - e tem seu peso original aumentado em 10.000 vezes.
O bicho-da-seda é uma largata, a larva de uma borboleta, e come grandes quantidades de folhas até chegar a 5 cm de comprimento. Nesta época, procura um cantinho tranqüilo e começa a tecer seu casulo. O casulo branco-amarelado brilhante é feito de um único fio com muitos metros de comprimento. O bicho-de-seda fia a seda ao redor do seu corpo desenvolvendo movimentos geométricos em formato de oito, até que todo o seu líquido seja usado . Depois de 3 dias de fiação atingindo entre 700 e 1,200 mil metros de fio, o casulo está completo. A lagarta converte-se em pupa, e se for mantida viva, transforma-se em mariposa em aproximadamente 10 a 12 dias, e o ciclo de vida termina com o rompimento do casulo e quebra do longo fio de seda em muitos fios curtos. (in saudeanimal)
Com a participação de muitos dos alunos da sala, juntámos variadas sementes que colocámos ontem, a germinar! Desde os vários tipos de feijão, tremoço, milho, cabaça, abóbora, abacate e até manga!!
Algumas,colocámos ao Sol e outras sem a presença dele. Etiquetámos cada copinho, que guarda as nossas sementes numa "caminha " de algodão.
Estamos ansiosos por observar e registar o crescimento delas. Não nos vamos esquecer de as regar!!!
Gostamos muito desta actividade, que faz parte do Ensino Experimental.
Daremos notícias sobre as nossas sementinhas!
2ºAno, Turma OA4-3
No dia 28 de Abril, no âmbito do projecto " Crianças Institucionalizadas",trabalhado por um grupo de alunos do 12ºano da Escola Secundária Soares Basto, as turmas do 2º ano, foram assistir ao auditório dessa Escola, a um teatro solidário.
Ficámos a conhecer melhor a "Casa do Gaiato", participámos num jogo sobre o significado da palavra SOLIDARIEDADE e entregámos em nome da nossa Escola DVDs e vídeos para as crianças institucionalizadas. Aprendemos e relembrámos que devemos ser solidários!!
Na passada sexta-feira, dia 29 de Abril de 2011, no âmbito da Projecto “Abril Livros Mil” promovido pela BMFC, aconteceu um Serão de Contos que contemplava o reconto de histórias para a comunidade.
As turmas do 3º ano foram convidadas a participar neste evento com a apresentação da obra estudada “Porque é que os animais não conduzem?” dePedro Seromenho.
O Audiocast teve a participação das duas turmas quer na realização das ilustrações no Paint quer na gravação da história assim como a dramatização e a canção que foi composta pelo professor de Música – Prof. Rodrigo Barros – que escreveu letra e música originais. Tivemos a colaboração, também, das professoras de Inglês que articularam a obra com o estudo dos animais em Inglês e construiram as máscaras dos animais com os alunos.
Agradece-se a presença de todos os pais/encarregados de educação/familiares/amigos que fizeram a sala tornar-se pequena.
Agradece-se também a presença dos professores das AEC’s assim como todo o trabalho desenvolvido no âmbito deste trabalho.
Para a minha mãe Eu queria uns sapatos com asas nos saltos. batia com eles no chão Trás, trás… Eu subia ao céu por cima das nuvens, por cima das terras, por cima do mar… Não para lá ficar Mas para pedir ao céu, que tem tantas, a estrela mais linda para dar à minha Mãe! Campos de Oliveira
Esta semana, todos uniram esforços para podermos mimar as nossas Mães. Desde os trabalhos mais simples até aos mais elaborados, foram construidos, decorados com muito amor e carinho.