Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Visita ao meio local

Visita ao meio local
Na escola estivemos a preparar a visita ao Museu Regional. Pegamos no mapa e traçamos o itinerário.
Na sexta-feira, dia 22 de Novembro, pelas 13h 45m fomos visitar o Museu Regional de O. Azeméis. O grupo que preparou a visita seguiu à frente da turma indicando o trajeto até lá chegarmos. Saímos da escola situada na Rua Imprense Oliveirense, passamos pela biblioteca Ferreira de Castro, demos um quarto de volta à direita, seguimos em frente na Rua General Humberto Delgado, demos um quarto de volta à esquerda, chegamos à Rua Manuel Brandão, seguimos em frente e ao nosso lado direito vimos a casa do Brasileiro, casa com história, construída no final do século XIX (19). Demos um quarto de volta à esquerda e entramos na rua pedonal António Alegria, seguimos em frente até ao museu Regional. Entramos e fomos recebidos pela guia do museu e por um senhor idoso que nos ajudou a perceber o melhor os objetos usados no passado. Vimos uma coleção de animais embalsamados.
 Como ainda tínhamos tempo aproveitamos e fomos visitar a zona histórica da cidade. Vimos a casa dos Corte-Real, construída no século XVII (17 dezassete) ao lado observamos a estátua do emigrante. À nossa esquerda apareceu a Camara Municipal o busto de Bento Carqueja. Em frente ao busto vimos a casa e os jardins onde Bento Carqueja morou. Seguimos em frente e fomos ver a igreja matriz e o Santo Padroeiro, S. Miguel. Vimos também o marco Miliário, de origem romana.
Nos jardins da casa do Bento Carqueja, encontramos a senhora vereadora do pelouro da cultura, Dr. Gracinda Leal, que nos falou da gastronomia regional, vitela e cabrito assado no forno arroz seco, papas de S. Miguel, arroz doce, aletria, leite-creme, Zamacois, pão de Ul e “Beijinhos de Azeméis.
Seguimos em direção à escola. Quando chegamos tivemos uma surpresa a professora ofereceu-nos “ Beijinhos de Azeméis”. Gostamos muito deste tipo de aulas e de ter visitado estes locais. Desta forma aprendemos muito sobre o passado do meio local.           


Texto coletivo TOA4-6 



Sem comentários:

Enviar um comentário